Notícias 30 Mar 2017 «Desporto individual ou coletivo? Uma escolha difícil…» Primeiro debate dos Jogos Juvenis 2017 decorreu no auditório do Centro Paroquial de Mafamude
«Desporto individual ou coletivo? Uma escolha difícil…». Alicerçado no conjunto de desafios inerentes a esta questão, decorreu, a 30 de Março, o primeiro debate integrante do programa deste ano dos Jogos Juvenis de Vila Nova de Gaia. Com moderação do locutor da TSF, Bernardino Barros, o diálogo contou com a participação de nomes como João Campos (docente do Instituto Politécnico da Maia e treinador olímpico de atletismo), Moncho Lopez (treinador de basquetebol do Futebol Clube do Porto), Miguel Martins (atleta de andebol do Futebol Clube do Porto) e João Monteiro (atleta olímpico de ténis de mesa em 2008, 2012 e 2016). Para José Guilherme Aguiar, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gaia, os jogos juvenis têm contribuído, de forma inequívoca, para o desenvolvimento e crescimento dos jovens.
O debate desenvolveu-se numa parceria com o Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) e o Instituto Universitário da Maia (ISMAI).
No próximo dia 18 de Maio decorrerá o segundo debate em torno dos Jogos Juvenis de Gaia como «uma referência no desporto», com a moderação de Rui Cerqueira.
Recorde-se que, depois do enorme sucesso registado no ano passado, com a participação de mais de 1500 crianças, a edição de 2017 dos Jogos Juvenis chega com uma novidade: o badminton fará, pela primeira vez, parte da competição. Chega-se, assim, a um lote de 11 modalidades onde se inclui, desde o ano passado, o desporto adaptado.