Notícias e Destaques 06 Mai 2019 DDD+FITEI: “o maior festival de artes performativas do país” Esta edição decorre até 25 de Maio em vários locais do concelho

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) e o Dias da Dança (DDD) juntaram as respetivas edições e desde 24 de Abril até 25 de Maio passam por Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos, chegando ainda a outras cidades, como Viana do Castelo e Felgueiras. Além dos espetáculos, há dezenas de atividades de formação, cinema, música, exposições, debates, conferências e apresentações de livros.

Na 42.ª edição, o FITEI junta-se ao DDD para um mês de programação em reflexão e contacto com a dramaturgia e encenação, no primeiro caso, e às coreografias e dança contemporânea, no segundo, do Brasil. "A urgência de apresentar artistas brasileiros é uma evidência, e isso não passaria ao lado. É um enorme prazer, mas também uma enorme responsabilidade, trazer estes artistas à região", explicou o diretor artístico do DDD, Tiago Guedes.

A junção dos dois certames agrega 66 espetáculos, ao longo de 32 dias, com mais de cem récitas e 650 elementos de equipas artísticas e de produção, envolvidos. As peças vão passar por palcos como o Teatro Municipal Rivoli, o TNSJ, o Teatro Constantino Nery, o Armazém 22, o Municipal Sá de Miranda ou sítios menos convencionais, como os Fenianos Portuenses ou o Guindalense F.C.