Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 15 Abr 2018 D. Manuel Linda já tomou posse como Bispo do Porto O seu lema episcopal é «Sede alegres na esperança»
A 15 de março, no dia em que completou 62 anos de idade, D. Manuel Linda foi nomeado Bispo do Porto pelo Papa Francisco. A tomada de posse realizou-se a 14 de Abril, no Paço Episcopal do Porto, e a entrada solene aconteceu no dia 15 na Sé do Porto, na missa a que presidiu e que foi concelebrada pelo episcopado português, o clero da diocese e anteriores colaboradores na Diocese de Braga e no Ordinariato Castrense.

D. António Taipa, administrador diocesano do Porto, entregou, assim, oficialmente a Diocese do Porto ao cuidado pastoral de D. Manuel Linda, até agora responsável pelo Ordinariato Castrense, as comunidades católicas das Forças Armadas e de Segurança.

Tendo como lema episcopal a frase «Sede alegres na esperança», D. Manuel Linda é licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e em Teologia, pela Faculdade de Teologia (Porto) da mesma universidade. Obteve a licenciatura canónica em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, e o doutoramento em Teologia, especialidade de Teologia Moral, pela Universidad Pontifícia Comillas, em Madrid, com a tese «Andragogia política em D. António Ferreira Gomes», Bispo do Porto.