Notícias 28 Fev 2020 Construção dos edifícios da PATA já começou Empreitada tem a duração prevista de um ano.
Concluída a primeira fase da construção da Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA), nomeadamente os trabalhos de modelação do terreno, de execução do arruamento de acesso e de criação das estruturas de suporte da plataforma, já arrancou a segunda e última etapa deste processo. Esta inclui a construção dos edifícios, estando previsto que a estrutura esteja terminada em fevereiro de 2021. A PATA ficará enquadrada numa zona verde da freguesia de Avintes, nas proximidades do Parque Biológico de Gaia, numa área de cerca de 36 mil metros quadrados (quatro vezes maior do que a superfície do Centro de Reabilitação Animal), sendo resultado de um investimento municipal de cerca de 1,4 milhões de euros.

O equipamento estará estruturado em três grandes grupos. O núcleo ‘formar’, um elemento autónomo no seu posicionamento, estará destinado a um centro de formação vocacionado, essencialmente, para ações de sensibilização contra o abandono dos animais, bem como sobre os cuidados a ter com os mesmos. O núcleo ‘cuidar’ destinar-se-á às áreas administrativas, de tratamento e de apoio ao alojamento dos animais, incluindo, ainda, um gatil. Por fim, o núcleo ‘alojar’ será constituído pelos edifícios anexos, que ocupam as posições mais reservadas e protegidas, de modo a assegurar o bem-estar dos animais. Destinado ao seu alojamento, e oferecendo uma maior capacidade do que a oferecida atualmente, este espaço contará com algumas novidades, como uma maternidade, uma área de recreação e um parque canino. Desta forma, a PATA terá as valências necessárias para os cuidados e tratamentos dos animais, contribuindo para uma melhoria das suas condições.

Recorde-se que a PATA nasceu da necessidade de acrescentar mais valências à atual oferta do Município. O Centro de Reabilitação Animal de Gaia há muito que sente a falta de espaço e de jaulas, a par de um espaço dedicado à formação e de uma zona lúdica mais ampla onde os animais possam circular e fazer determinado tipo de treino. O CRA tem, atualmente, dois pavilhões, dentro dos quais estão instaladas 38 jaulas para cães e um espaço para gatos. Apesar destas dificuldades, este centro tem desempenhado um papel fundamental na promoção da adoção de cães e gatos que são recolhidos pelo Município no decorrer das suas obrigações legais, bem como aqueles que são entregues pelos munícipes porque se assume sempre que todos os animais têm potencial para serem adotados.