Notícias e Destaques 15 Set 2016 Construção da via alternativa ao pórtico da A29 já arrancou Está a ser construído um desvio que une a EN109 à entrada da Rua das Ameixoeiras e à via rápida.

Com um custo a rondar os 117 mil euros, a construção da via alternativa ao pórtico da A29, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, já começou, tendo um prazo de execução de 90 dias. Será assim possível até ao final do ano chegar às freguesias mais a sul do concelho sem ter de pagar pórtico. "Aquando da construção da A29, foi cortada a EN 109, na proximidade da Rua das Ameixoeiras, deixando de existir alternativa condigna à autoestrada e, consecutivamente, ao pagamento de portagens nesta via para os moradores locais”, explicou a câmara em maio.

Depois do impacto dos pórticos no concelho, que Eduardo Vítor Rodrigues classificou de "miserável" por obrigar moradores a recorrer a artérias secundárias, será possível até ao final do ano chegar às freguesias mais a sul do concelho sem ter de pagar portagem.

Quase seis anos após a introdução de pórticos nas antigas SCUT (sem custos para o utilizador), que em Gulpilhares cobra taxas entre os 0,45 euros e 1,10 euros, será construído um desvio que une a EN109 à entrada da Rua das Ameixoeiras e à via rápida.