Notícias e Destaques 11 Dez 2017 Conferência evocativa do Centenário do Sanatório Marítimo do Norte Iniciativa decorreu no Centro de Reabilitação do Norte
No âmbito das comemorações do Centenário do Sanatório Marítimo do Norte – celebram-se precisamente cem anos sobre a inauguração da primeira enfermaria do sanatório – decorreu, a 11 de Dezembro, uma conferência proferida por André Tavares, no Centro de Reabilitação do Norte, abrindo, assim, um ciclo de conferências alusivas à temática. A organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Gaia, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

A iniciativa integrou uma visita à exposição comemorativa «Entre pinhais ao ar da maresia», um conjunto de painéis e documentos extraídos do espólio que a família de Joaquim Ferreira Alves doou à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Esta exposição narra a história do edifício, das individualidades que pertencem à sua história da atividade que ali se desenvolveu ao longo de mais de meio século. Desta história, naturalmente que se destaca o nome de Joaquim Ferreira Alves, um médico visionário que dedicou parte da sua vida às teses helioterapêuticas e à assistência a doentes com tuberculose óssea.

Recorde-se, ainda, que o Sanatório Marítimo do Norte desenvolveu um trabalho exemplar no âmbito do combate à tuberculose óssea, pautando a sua atuação pela modernidade técnica e científica aliada à benemerência dos seus obreiros e cooperantes.