Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 26 Fev 2020 Concurso público para construção do Fórum de Cidadania de Lever pode avançar Investimento municipal na ordem dos 1,3 milhões de euros
Depois da aprovação em reunião de Câmara e Assembleia Municipal da proposta e caderno de encargos para a construção do Fórum de Cidadania de Lever, segue-se o lançamento do concurso público para início de uma empreitada que contará com um investimento municipal na ordem dos 1,3 milhões de euros. O edifício que será objeto de requalificação foi construído na década de 1990, embora a parte destinada ao auditório nunca tivesse sido construída, impossibilitando, assim, a sua utilização e dinamização. Até à presente data, este espaço tem sido usado pela Junta de Freguesia de Lever, pela Associação de Solidariedade de Lever e pela Banda Musical Leverense. Com as obras de reabilitação e ampliação do espaço, serão criadas as condições necessárias para atrair mais jovens para a banda.

Fruto da idade da construção, o edifício apresenta um conjunto de problemas ao nível interno e externo, pelo que se contempla neste projeto a reabilitação integral da edificação, dotando-o das necessárias condições de utilização e de novas tecnologias, tendo em vista a redução dos custos de manutenção e de utilização futura. Neste sentido, a intervenção inclui, por um lado, a remodelação interna mais centrada no auditório e na área dos camarins. Por outro lado, a ampliação irá tornar esta zona funcional e acolhedora nas várias vertentes, interligada com o espaço banda musical/escola, que resultará numa independência das várias valências, nomeadamente: serviços públicos de apoio local, serviços sociais (centro de dia), espaço cultural e auditório. 

Tendo o Município de Gaia consciência da importância que os espaços culturais possuem na sociedade e na construção das cidades, tem efetuado um investimento significativo na criação de uma rede de equipamentos ao longo de todo o concelho. O Fórum de Cidadania de Lever é, por isso, uma das prioridades da autarquia, que, com este investimento, perspetiva dinamizar as ações culturais da freguesia. Lever passará, assim, a ter um espaço público condigno para albergar serviços de apoio aos habitantes e atividades de caráter cultural, como exposições, conferências e diferentes acontecimentos da mesma natureza. Numa freguesia repleta de associações ligadas à música e a outras artes, que têm de procurar salas fora da esfera municipal para realizar as suas apresentações, vai, finalmente, nascer um espaço à altura de todas as necessidades.