Notícias 26 Ago 2019 Concurso para primeira fase do metrobus na EN222 avança Em causa está o troço compreendido entre a avenida D. João II e os Arcos do Sardão
O lançamento do concurso público internacional para a construção da primeira fase do corredor metrobus na Avenida Vasco da Gama (EN222), entre a avenida D. João II e os Arcos do Sardão, na reunião do executivo de 26 de Agosto.

Esta primeira intervenção implica um investimento de cerca de 3,8 milhões de euros e enquadra-se na requalificação e reordenação total daquela avenida, um eixo viário municipal estruturante que liga diversas freguesias e se afigura como uma das vias mais importantes no panorama viário concelhio. O objetivo passa por inserir corredores metrobus ao longo da avenida, cumprindo-se as intenções de redução das emissões de CO2 através da melhoria de condições para o transporte público e para a mobilidade suave.

Trata-se de um sistema de transporte público baseado no uso de autocarros, que visa combinar a capacidade e a velocidade do metro com a flexibilidade, o baixo custo e a simplicidade de um sistema de linhas de autocarros. Opera numa faixa de rodagem exclusiva, para evitar o congestionamento do trânsito, e inclui estações, veículos e sistemas inteligentes de tráfego num sistema integrado e flexível. O metrobus, que já existe em mais de duzentas cidades em todo o Mundo, é um serviço moderno, confortável, fácil de utilizar e acessível, que é, ao mesmo tempo, um paradigma da integração urbana, seguro e amigo do ambiente. Em Gaia, este serviço terá material circulante novo, com capacidade para cerca de 130 pessoas, com modo de bilhética Andante e níveis de velocidade e frequência superiores a um autocarro. Quer no que se refere ao consumo energético, quer às emissões, a solução tem impactos positivos, implicando menor utilização do transporte individual.

"Isto significa o arranque de um processo de melhoria da mobilidade e do transporte público em Vila Nova de Gaia. São percursos em via dedicada, ou seja, em faixa dedicada ao transporte público que será partilhada exclusivamente pelas bicicletas elétricas e veículos elétricos. Na prática são corredores ‘bus' em solução pré-metro, ou seja, ligações entre pontos num modelo próximo de ‘shuttle'", explica Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.

A esta primeira fase seguir-se-á a que levará a obra até à rotunda de Avintes e, por fim, uma terceira fase até Lever. A Câmara de Gaia pretende ainda implementar esta solução entre Grijó e Santo Ovídio e na Avenida do Atlântico (Madalena).