Notícias 31 Ago 2017 Concurso para nova fase do Metro do Porto publicado a 6 de setembro Anúncio foi deixado pelo primeiro-ministro, António Costa
No dia 6 de setembro foi publicado o concurso público para o projeto de execução da nova fase de extensão do Metro do Porto, para que a obra possa arrancar em 2019 e estar concluída em 2022. A notícia foi antecipada pelo primeiro-ministro, António Costa, na cerimónia de assinatura dos contratos de aquisição de 15 autocarros 100% eléctricos, com a Caetano Bus, e 173 autocarros movidos a gás natural comprimido, com a MAN Truck & Bus. Para o governante, esta é a "fase de extensão possível e prevista” no atual quadro comunitário que termina em 2020.
Recorde-se que a construção de novas ligações em Vila Nova de Gaia (com o alargamento da linha amarela de Santo Ovídio a Vila d’Este) e no Porto irá fazer o metro crescer quase seis quilómetros e somar à rede sete novas estações. Em Vila Nova de Gaia, serão construídas três novas paragens: Manuel Leitão (próxima à escola EB 2,3 Soares dos Reis e da RTP), Hospital Santos Silva e Vila d’Este (junto à urbanização onde habitam cerca de 16 mil pessoas).