Notícias 20 Mar 2017 Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes Câmara de Gaia disponibiliza 5 centros de apoio a migrantes

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, passou a integrar desde o dia 20 de março de 2017 uma nova valência: um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).

Previsto como uma necessidade no Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Vila Nova de Gaia, a criação deste serviço foi possível através de uma parceria estabelecida entre o ACM – Alto Comissariado para as Migrações, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a ASI- Associação de Solidariedade Internacional, cuja intervenção incide na área da Imigração e da Igualdade de Género.

Os CLAIM – Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, funcionam como extensões, a nível local, do CNAIM – Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes. Estes centros constituem espaços de informação, acolhimento e apoio que funcionam de forma descentralizada, e visam proporcionar respostas locais articuladas ao nível das necessidades das comunidades migrantes radicadas nas várias regiões do país. Este centro tem como principais objetivos promover a integração e garantir a igualdade efetiva de direitos no acesso a emprego, saúde, habitação, ensino, etc. Para tal, é prestado um serviço de apoio e acompanhamento nas áreas de:

- Imigração/ legalização;
- Aquisição da nacionalidade portuguesa;
- Reagrupamento familiar;
- Trabalho/ emprego;
- Saúde;
- Habitação;
- Apoio social;
- Equivalências de habilitações estrangeiras, etc.

Como também são promovidas ações de formação/ sensibilização relacionadas com estas áreas.

O CLAIM faz atendimento ao migrante de segunda a sexta-feira, nos seguintes locais :

- Serviço Municipal de Atendimento de Ação Social – Câmara Municipal de VNG – Av. da República, 757 (às segundas-feiras, das 14h às 17h30)
- Centro Social Luso Venezolano (às terças-feiras, das 10h às 17h30)
- ASI – Francelos ( às segundas-feiras, das 9h30 às13h00 e às quartas-feiras, das 9h30 às 17h30)
- Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso (às quintas-feiras, das 9h30 às 17h30)
- Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho (às sextas-feiras, das 9h30 às 17h30)

O Serviço é totalmente gratuito!!!