Notícias 17 Mar 2017 Centro de Saúde da Madalena mais perto da realidade Investimento total da empreitada é de, sensivelmente, 1,3 milhões de euros
Foi publicada, a 17 de Março, em Diário da República a portaria com o financiamento para o arranque do concurso do Centro de Saúde da Madalena, num total de 1.299.957,72 euros, ao qual acresce o valor do IVA. A Administração Regional de Saúde do Norte está, assim, autorizada a assumir um encargo até esse montante para a construção de um edifício para a instalação da unidade de saúde da Madalena, unidade funcional integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Grande Porto IX – Espinho/Gaia.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, "depois do centro de saúde de Vilar de Andorinho e do Hospital de Gaia, este é mais um equipamento novo numa área estratégica, a saúde”, cumprindo aquela que, para o autarca, era uma das suas grandes prioridades nesta área durante este mandato.
Segundo consta na Portaria n.º 67/2017, "este investimento, que compreende a realização de uma empreitada de construção de um edifício, assume uma importância fulcral na melhoria das condições de funcionalidade e acesso dos cidadãos à carteira básica de serviços, mediante o aumento da cobertura assistencial à população sem médico de família e, consequentemente, à obtenção de maiores ganhos em saúde, contribuindo para a consolidação da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários”.
Atualmente, os utentes da freguesia da Madalena recorrem a uma unidade de saúde sem o mínimo de condições, sobretudo ao nível dos acessos a pessoas com mobilidade condicionada. O novo centro de saúde está, assim, pensado para dar resposta a todas as carências sentidas ao longo de muitos anos.