Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 27 Set 2019 Centenário da FLUP: colóquio «1919 no horizonte histórico» Encontro decorreu no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto está, este ano, a assinalar dez décadas de existência. Para celebrar o centenário desta instituição de grande prestígio nacional, o Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner foi palco do colóquio «1919 no horizonte histórico». 
Helena Lima, professora da FLUP, fez uma abordagem sobre os acontecimentos que marcaram 1919, do ponto de vista jornalístico em diferentes contextos editoriais. O também docente desta instituição, João Carlos Garcia, dedicou a sua intervenção aos Mapas de Portugal (1910-1919), tendo como foco "reconhecer, defender e planear a República”. O professor Vasco Ribeiro salientou a propaganda e os relatos de viagem de estrangeiros que visitaram Portugal. Jorge Fernandes Alves, professor especialista em história, debruçou-se sobre o ano político de 1919, mais concretamente «no ‘crepúsculo’ do Republicanismo». Por fim, para terminar o colóquio, Maria João Reynaud iniciou uma conferência de encerramento com «imagens do Porto na obra de Raul Brandão: matéria e memória». 
O colóquio terminou, ainda, com a inauguração da exposição «1919 – o tempo e o olhar no ano da FLUP».