Notícias 18 Mai 2018 Cartão Jovem Gratuito Parceria entre Câmara Municipal e Movi Jovem vai beneficiar jovens de Gaia
Chegou o novo Cartão Jovem de Gaia! O cartão, que dá uma série de benefícios locais e nacionais, vai ser totalmente gratuito para os jovens de Gaia. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, recebeu de forma simbólica um exemplar que poderá ser levantado a partir de julho no Gabinete de Juventude.
"Os jovens de Gaia vão ter um cartão que noutros sítios custa algum dinheiro mas que, aqui, vai ser distribuído de forma gratuita”, anunciou Eduardo Vítor Rodrigues, que intervinha durante a XII Gala de Finalistas do Ensino Secundário de Gaia.

A XII Gala de Finalistas realizou-se no Pavilhão Desportivo Municipal e juntou cerca de mil alunos do 12º ano de escolas públicas e privadas do concelho. A autarquia tem procurado dar respostas aos principais problemas dos jovens, como é o caso da viabilidade do arrendamento.

"Criámos recentemente um programa municipal de arrendamento vocacionado para jovens, para dar soluções a todos aqueles que procuram alternativas a um mercado de arrendamento particularmente aquecido”, sublinhou Eduardo Vítor Rodrigues, destacando também, noutro âmbito, a futura execução, já a partir de setembro, do Programa Municipal de Estágios Remunerados,

"São estágios que o Município assume por si, quer na Câmara, quer nas empresas municipais, e que visam resolver o problema de jovens que saem do ensino secundário ou superior e a quem falta no currículo a experiência, muitas das vezes não adquirida porque ninguém dá aos jovens oportunidade para a terem”, contextualizou o autarca.
A receita da XII Gala de Finalistas reverteu para três instituições gaienses que prestam apoio à deficiência: Cercigaia, APPDA e APPACDM. Cada uma das instituições recebeu um cheque no valor de 1.375 euros.

"São três instituições que têm sido extraordinárias na resposta a jovens na área da deficiência. Convém não esquecer que muitos desses jovens ficam, muitas vezes, sem resposta ao nível das famílias e são estas instituições que garantem a sua inclusão ao longo da vida”, destacou o presidente da Câmara.

A XII Gala de Finalistas contou com um concerto dos HMB como cabeça de cartaz. O evento contou ainda com uma atuação de NOA e um set a cargo dos DJ Isidro Lisboa e Joaquim Mota. Na ocasião foram ainda distribuídas as tradicionais faixas de finalista. Foi também apresentada Vânia Cardoso, a nova Miss Portuguesa Gaia.