Notícias 04 Jul 2018 Cartão Jovem de Gaia foi apresentado Câmara de Gaia apresentou benefícios com impacto direto na vida dos jovens
Já é possível tirar o Cartão Jovem de Gaia. O acordo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal de Gaia e a MOVIJOVEM prevê a disponibilização gratuita do cartão a jovens entre os 12 e os 29 anos que residam no concelho. O levantamento do Cartão Jovem de Gaia vai estar, brevemente, disponível no Gabinete de Juventude, mediante apresentação de cartão de cidadão e comprovativo de residência.

A Câmara Municipal de Gaia quer apostar em benefícios "fora da caixa”, com impacto direto e concreto na vida dos jovens. Está a ser estudada a redução ou isenção de taxas de urbanismo, para ajuda na aquisição de habitação, com a inclusão, ainda, de incentivos à natalidade e ao fomento de boas práticas ambientais, sobretudo àquelas que versarem sobre redução de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. Estes benefícios, concelhios, vão também resultar de um processo de auscultação realizado aos jovens, que compilou diversas sugestões. O documento está a ser trabalhado e, oportunamente, a Câmara Municipal apresentará novas vantagens.

O acordo de colaboração foi assinado no início de mais uma sessão do Conselho Municipal de Juventude. Da ordem de trabalhos constavam, para além do Cartão Jovem, pontos de situação relativos ao Roteiro da (s) Juventude (s) e ao Gaia Orçamento Participativo (GOP). Sobre o Roteiro, o mesmo foi interrompido momentaneamente na sequência do período de frequência e de exames e será reatado em setembro; já o GOP vai arrancar em 2019, estando, neste momento, em fase de preparação jurídica e técnica.

Refira-se que no Conselho Municipal de Juventude foram ainda aprovados dois votos de louvor: um à viagem de finalistas dos alunos do 4º ano ao Oceanário de Lisboa; e um segundo (por maioria) ao GaiaMUN – Gaia Model United Nations, uma simulação de uma Assembleia-Geral das Nações Unidas que se realizou em Gaia nos dias 23 e 24 de abril.