Notícias 07 Fev 2019 Câmara sensibiliza a comunidade para o fim da violência no desporto Autarquia reuniu com clubes, juntas de freguesia, associações de pais e agrupamentos escolares para debater esta problemática
Depois de recorrentes episódios de violência durante jogos de escalões de formação, a Câmara Municipal decidiu tomar medidas para colocar um ponto final no clima de agressividade que se tem sentido nos últimos tempos. "É inacreditável e inaceitável que, semana após semana, aconteçam distúrbios em jogos de miúdos. Os recintos desportivos públicos não são ringues de boxe. Não interessa apontar clubes, não quero estigmatizá-los, e isto tanto se passa no futebol como noutras modalidades”, referiu Eduardo Vítor Rodrigues.

Esta questão foi levantada por José Guilherme Aguiar, vereador com o pelouro do Desporto, na passada reunião de Câmara, no período antes da ordem do dia. Para o vereador, "isto já tem de ser repudiado nos seniores, quanto mais em escalões de formação. Atribuímos milhares de euros aos clubes e fazemos contratos-programa para melhoria de equipamentos. Os clubes têm de saber, ainda que muitas vezes não tenham culpa, que perdem o direito a apoios se estas situações continuarem”, referiu.

Para já, a autarquia promoveu uma reunião com clubes, juntas de freguesia, associações de pais e agrupamentos escolares para debater esta problemática. Paralelamente, foi lançada uma campanha de sensibilização em campos de futebol e pavilhões desportivos. Depois destas ações, se o clima de violência continuar, outras medidas poderão ser adotadas.