Notícias 28 Mai 2018 Câmara Municipal leva finalistas do 4º ano ao Oceanário Iniciativa reúne mais de 2600 alunos
A Câmara Municipal de Gaia está a levar 2.600 alunos finalistas do 4º ano de todas as escolas do ensino básico ao Oceanário de Lisboa. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que se desdobra em onze etapas, planeadas de 28 de maio a 14 de junho.

O dia é composto por uma viagem de comboio, com partida na Estação das Devesas e chegada na Gare do Oriente, em Lisboa. Na sequência de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Gaia e a CP, o transporte é feito em comboio especial, reservado especificamente para o efeito. Segue-se uma visita ao Oceanário de Lisboa, que foi considerado, recentemente, o melhor aquário do mundo pela Traveler’s Choice do sítio TripAdvisor.

Ao longo do dia, os alunos são acompanhados pelos seus professores e por uma equipa da autarquia. Em Lisboa, a segurança do percurso entre a Gare do Oriente e o Oceanário foi devidamente salvaguardada através de um acordo com a Polícia Metropolitana de Lisboa.

Aos alunos participantes é distribuído um kit com t-shirt e boné. De referir, ainda, que foi desenhado um plano de trabalho para que todos os alunos sejam acompanhados de forma permanente. Por exemplo, a todos eles foi distribuída uma pulseira de segurança para situações de emergência. Há, também, e em todas as viagens, três elementos da organização preparados para qualquer eventualidade.