Notícias 07 Jan 2018 Câmara de Gaia recuperou tradição dos Reis com concerto e espetáculo piromusical Simbolicamente, os dois momentos encerraram a Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia
Ao longo de mais de um mês, a Praça de Natal Jogos Santa Casa em Vila Nova de Gaia animou a quadra natalícia de centenas de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de patinar na pista de gelo ou sentir a adrenalina da roda gigante, sem antes, claro, fazer uma pequena visita ao Pai Natal na sua casa «construída» em pleno centro cívico, junto à Câmara Municipal. Para encerrar com chave de ouro esta quadra, e simultaneamente recuperar a tradição do Dia dos Reis, a Beira-Rio acolheu, no dia 6 de Janeiro, centenas de pessoas que, vencendo o frio que se fazia sentir, anuíram ao convite da autarquia para assistirem ao concerto de Tiago Bettencourt e ao espetáculo piromusical que se seguiu.

Recuperar uma tradição e captar o interesse do mercado espanhol foram duas das principais motivações para esta festa, tal como explicou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. "No passado, as associações comemoravam o Dia de Reis no centro de Vila Nova de Gaia. A lógica era etnográfica, mas com algum perfil típico da tradição. Entretanto, o Natal e o Ano Novo começaram a aglutinar as energias, mas agora a tradição de Reis em Gaia começa a ser recuperada. É uma solução alternativa face a outros compromissos e eventos. Criamos um novo atrativo, uma nova oferta para a região”, afirmou. Paralelamente, com este evento, Gaia pretendeu contribuir para a sustentabilidade do turismo na época baixa, capitalizando o interesse do mercado espanhol no Dia de Reis. Além do concerto de Tiago Bettencourt, o espetáculo piromusical teve a duração aproximada de 15 minutos e incluiu a Serra do Pilar e a Ponte Luís I como locais de lançamento.
A Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia terminou no dia 7 de Janeiro e incluiu ainda uma momento de cariz solidário, com a entrega de cerca de três centenas de presentes (deixados ao longo de cerca de 15 dias na Casa do Pai Natal) a três instituições do concelho, nomeadamente o Lar Juvenil dos Carvalhos, a Aldeia SOS e a Associação Novo Futuro.