Notícias 08 Out 2019 Câmara de Gaia quer investir na capacitação de cuidadores informais Os projetos têm um valor total de investimento municipal na ordem dos 170 mil euros
A Câmara Municipal de Gaia submeteu três projetos focados na capacitação e no empoderamento de cuidadores informais a candidatura, através do Programa Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social, num valor total de investimento municipal na ordem dos 170 mil euros.

Um dos projetos denomina-se «C2iD – Capacitar os Cuidadores Informais» na área da Deficiência. A elevada responsabilidade do papel de cuidador é, em muitos casos, uma fonte de stresse provocada pela sobrecarga de exigências, às quais nem sempre consegue responder-se com a eficácia desejada. Consequentemente, verifica-se um impacto negativo quer a nível físico, quer a nível psicológico e social, o que se reflete numa diminuição da qualidade de vida e do próprio apoio prestado.

Neste contexto, o «C2iD» tem como objetivo promover a relação entre as respostas da comunidade e o cuidador, combatendo o isolamento social muitas vezes presente com a construção de uma rede local de suporte customizada ao cuidador. Este projeto propõe-se acompanhar 150 cuidadores, focando a sua intervenção neste indivíduo, mas sem descurar o restante agregado familiar.

Outro projeto submetido agora a candidatura é a «Oficinas de Cuidadores». Esta iniciativa propõe como solução para o problema dos desempregados cuidadores a criação de oficinas de atividades profissionais assentes na metodologia de formação-ação. Tem em vista o crescimento da formação, capacitação, emprego e autoemprego, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável que permita melhorar as condições de saúde e socioeconómicas dos cuidadores de pessoas com deficiências ou outras doenças, assim como do seu agregado familiar. No total, propõe-se capacitar 250 cuidadores, fomentando o desenvolvimento das suas competências para futura reintegração no mercado de trabalho.

A terceira candidatura diz respeito ao projeto «Jovens Cuidadores», uma iniciativa da Portincarers – Associação Cuidadores de Portugal, que se constituiu com o principal objetivo de dar visibilidade e voz aos cuidadores informais e influenciar as políticas a nível nacional e na União Europeia. Este projeto pretende suprir a ausência significativa, ou mesmo total, de respostas adequadas de apoio aos jovens cuidadores informais nas áreas da saúde, educação e juventude, o que pode colocá-los em risco em termos de saúde física e mental, pobreza e exclusão social, com potencial impacto negativo no seu desenvolvimento e qualidade de vida. Estes indivíduos apresentam, igualmente, o dobro do risco de integrar o grupo de jovens que nem trabalham nem estudam, comparativamente com os jovens que não cuidam (NEET).

A solução preconizada é inovadora, ao propor uma abordagem multinível que pretende implementar-se com o envolvimento integrado e personalizado da saúde, da educação e da juventude. Trata-se, assim, de uma nova resposta com impacto significativo no desenvolvimento físico, emocional e social dos jovens cuidadores, promotora do sucesso educativo, da diminuição do abandono escolar e de competências fundamentais e valorizadas pelo mercado de trabalho.