A Casa-Museu Teixeira Lopes acolheu, a 10 de Abril, a cerimónia de assinatura do protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Universidade do Porto para a recuperação e uso da oficina atelier Soares dos Reis. O objetivo passa por converter num "núcleo museológico vivo” a antiga oficina do escultor Soares dos Reis, construída na segunda metade do século XIX. Localizado na união de freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, este espaço já foi gerido pela autarquia, tendo sido também propriedade de «O Primeiro de Janeiro».
O protocolo assinado aponta as linhas de uma intervenção futura, sendo que a obra será candidatada a fundos comunitários e a comparticipação da percentagem local caberá à Câmara Municipal de Gaia. Para Eduardo Vítor Rodrigues, esta aposta vem, também, no sentido de "valorizar uma pessoa que é marca de Gaia e do país”, reforçando "uma dinâmica de turismo que deve ser aproveitado, ligado a quem, além do Vinho do Porto, procura a identidade da cidade e do povo”.
Da parte do Município de Gaia, ficou vincado o compromisso de realizar o projeto de execução e, após a aprovação formalmente expressa do projeto de execução pela Universidade do Porto, realizar a obra de reabilitação. Deverá ainda assegurar o regular funcionamento da oficina nos moldes a definir com a Universidade do Porto e promover as iniciativas que lá serão desenvolvidas.
Esta parceria visa ainda o relançamento do Prémio Anual Soares dos Reis da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto que tem como objetivo distinguir jovens artistas. A autarquia vai comparticipar anualmente com 2500 euros.