Notícias 04 Mai 2017 Bombeiros Sapadores de Gaia celebraram 178 anos de história Chefe ajudante Manuel Cabral, falecido no ano passado, foi homenageado

No dia 4 de Maio, o quartel dos Bombeiros Sapadores de Gaia foi pequeno para a quantidade de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de felicitar a corporação pelos seus 178 anos de existência em prol da comunidade.

Vítor Primo, comandante dos Bombeiros Sapadores de Gaia, fez um balanço da atividade operacional do ano passado, totalizando 6.090 ocorrências (uma média de 17 por dia), sendo que 37% das quais foram relacionadas com saúde. Foram ainda registados 373 incêndios urbanos e mais de 300 incêndios rurais. "Isto resulta do facto de estarmos num município que, para além da sua dimensão, exige o acompanhamento de uma diversidade de solicitações e intervenções várias”, explicou o responsável, que agradeceu ainda o apoio que a Câmara Municipal de Gaia tem prestado à corporação, mais concretamente no que se refere à mais recente recruta de efetivos. Os novos recrutas devem ser incorporados em Julho ou Agosto, tal como referiu Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, admitindo ainda que este número poderá ultrapassar o esperado. "Como as contas do Município já estão no verde, poderá haver margem para contratar mais do que duas dezenas”, referiu.

A cerimónia incluiu ainda uma visita à renovada sala-museu do quartel, onde foi descerrada uma placa de homenagem ao chefe ajudante Manuel Cabral, que faleceu em junho do ano passado.