Notícias 18 Jun 2018 Bandeiras azuis hasteadas em Gaia Cerimónia decorreu na Douro Marina, primeira marina a norte do Tejo com o galardão
Na presença do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, do presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, e do presidente do Grupo MCA/Douro Marina, Manuel Couto Alves, decorreu, a 19 de Junho, na Douro Marina, a cerimónia do hastear da bandeira azul 2018. Este ano a bandeira azul será hasteada nas 18 praias de Vila Nova de Gaia, que repete, uma vez mais, o pleno na conquista desta distinção europeia. O galardão ultrapassa novamente as mais de 300 praias, o que representa mais de 55% da totalidade das praias portuguesas. Receberam, ainda, a bandeira azul 18 portos de recreio/marinas (incluindo a Douro Marina) e sete embarcações ecoturísticas. "Esta distinção na Douro Marina contraria a ideia de que uma marina é algo poluente. É uma distinção muito simbólica e, para nós, é um orgulho manter as bandeiras. Também destaco as bandeiras das praias acessíveis, que significam que garantimos praias para todos com equipamentos para que as pessoas com deficiência possam ir à água com conforto e segurança”, salientou Eduardo Vítor Rodrigues. Para manter as 18 bandeiras azuis, foram investidos mais de 700 mil euros, num "trabalho invisível de requalificação de aspetos que o inverno, o tempo ou as pessoas estragam”, acrescentou.

De realçar, ainda, que para esta época balnear, a frente marítima de Gaia vai estar ligada por um serviço de transporte gratuito. O novo ‘shuttle’ vai ligar as pontas do concelho entre São Félix da Marinha e a Afurada, estando "muito focado no transporte de famílias”.

A cerimónia terminou com um hastear simbólico da bandeira azul em praia e bandeira praia acessível na praia do Senhor da Pedra.