Notícias 08 Set 2018 Avintes já tem um novo pavilhão Pavilhão Municipal Salvador Guedes foi inaugurado na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
O Pavilhão Municipal Salvador Guedes, em Avintes, foi inaugurado no dia 8 de Setembro, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A iniciativa contou também com a presença do homenageado por esta obra da Câmara Municipal, Salvador Guedes, condecorado em Outubro de 2016 pelo Chefe de Estado.

Construído no terreno contíguo à Escola Básica Fernando Guedes, este equipamento vem colmatar uma necessidade há muito sentida em Avintes, sendo objetivo da autarquia que sirva toda a comunidade, e não apenas o universo escolar. O Pavilhão Municipal Salvador Guedes tem uma área total superior a 2.600 metros quadrados, que inclui uma área de recinto de jogo de 1.080 metros quadrados, bem como 275 lugares sentados. Aqui poderão ser praticadas modalidades como o andebol, o futsal, o basquetebol ou o voleibol.

Sem qualquer apoio comunitário, este pavilhão – cuja construção implicou um investimento superior a 1 milhão de euros – é um dos primeiros equipamentos construídos na última década exclusivamente a partir do orçamento municipal, o que, para o presidente da Câmara Municipal de Gaia, é motivo de "grande orgulho”. "Queremos enriquecer a atividade curricular da escola mas, ao mesmo tempo, beneficiar a comunidade, proporcionando um pavilhão que é uma mais-valia desportiva e um espaço ideal para a realização de eventos”, afirma Eduardo Vítor Rodrigues.

Ao escolher o nome Salvador Guedes para este equipamento, a autarquia homenageia, uma vez mais – e mesmo ao lado da Escola Básica Fernando Guedes –, a família fundadora da Sogrape, empresa ligada aos vinhos sediada em Avintes e com uma forte ligação à comunidade local. Eduardo Vítor Rodrigues destaca "a inteligência, a audácia e força de carácter” de Salvador Guedes, "que luta contra todas as contingências”. Por ocasião do lançamento da primeira pedra do pavilhão, o autarca afirmou esperar "que esta denominação nos inspire a todos, pela importância que ele e a Sogrape têm em Avintes, pela sua presença inspiradora, pela força da inteligência de quem constrói projetos sustentáveis, com rigor”.