Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 08 Set 2018 Avintes já tem um novo pavilhão Pavilhão Municipal Salvador Guedes foi inaugurado na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
O Pavilhão Municipal Salvador Guedes, em Avintes, foi inaugurado no dia 8 de Setembro, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A iniciativa contou também com a presença do homenageado por esta obra da Câmara Municipal, Salvador Guedes, condecorado em Outubro de 2016 pelo Chefe de Estado.

Construído no terreno contíguo à Escola Básica Fernando Guedes, este equipamento vem colmatar uma necessidade há muito sentida em Avintes, sendo objetivo da autarquia que sirva toda a comunidade, e não apenas o universo escolar. O Pavilhão Municipal Salvador Guedes tem uma área total superior a 2.600 metros quadrados, que inclui uma área de recinto de jogo de 1.080 metros quadrados, bem como 275 lugares sentados. Aqui poderão ser praticadas modalidades como o andebol, o futsal, o basquetebol ou o voleibol.

Sem qualquer apoio comunitário, este pavilhão – cuja construção implicou um investimento superior a 1 milhão de euros – é um dos primeiros equipamentos construídos na última década exclusivamente a partir do orçamento municipal, o que, para o presidente da Câmara Municipal de Gaia, é motivo de "grande orgulho”. "Queremos enriquecer a atividade curricular da escola mas, ao mesmo tempo, beneficiar a comunidade, proporcionando um pavilhão que é uma mais-valia desportiva e um espaço ideal para a realização de eventos”, afirma Eduardo Vítor Rodrigues.

Ao escolher o nome Salvador Guedes para este equipamento, a autarquia homenageia, uma vez mais – e mesmo ao lado da Escola Básica Fernando Guedes –, a família fundadora da Sogrape, empresa ligada aos vinhos sediada em Avintes e com uma forte ligação à comunidade local. Eduardo Vítor Rodrigues destaca "a inteligência, a audácia e força de carácter” de Salvador Guedes, "que luta contra todas as contingências”. Por ocasião do lançamento da primeira pedra do pavilhão, o autarca afirmou esperar "que esta denominação nos inspire a todos, pela importância que ele e a Sogrape têm em Avintes, pela sua presença inspiradora, pela força da inteligência de quem constrói projetos sustentáveis, com rigor”.