Notícias 26 Ago 2019 Autarquia adjudica obras de beneficiação energética em mais de trinta escolas Vai avançar a remoção de amianto em todos os estabelecimentos de tipologia P3 do 1º ciclo
Concluído que está o concurso público para a celebração de acordos-quadro para as obras de beneficiação energética e requalificação de escolas de tipologia P3 do 1º ciclo, num total de 33 estabelecimentos de ensino, a Câmara Municipal aprovou, a 26 de Agosto, a adjudicação destas empreitadas. Num investimento de 5,4 milhões de euros, exclusivamente municipal, este conjunto de obras – divididas por três lotes – inclui a remoção de amianto naquelas escolas e será concretizado ao longo de três anos letivos. Permitirá, igualmente, levar a cabo uma otimização destes edifícios escolares, reduzindo os custos energéticos e assegurando uma melhoria substancial do conforto térmico.

Apesar de nenhuma das escolas a intervencionar apresentar riscos relativos ao amianto existente nas coberturas, a autarquia entende que este problema deve ser definitivamente resolvido, garantindo tranquilidade à comunidade escolar e criando melhores condições para a prática pedagógica.

Recorde-se que no âmbito da reprogramação do quadro comunitário, aprovada em dezembro de 2018, estaria prevista verba para financiar projetos de eficiência energética. Tal acabou por não se verificar, pelo que a Câmara Municipal de Gaia decidiu avançar. "Para nós as questões das escolas são prioritárias, assumimos com o nosso próprio orçamento. É um problema que tem de ser resolvido, não porque haja risco, mas porque o fibrocimento também se degrada com o tempo. Temos de o fazer para evitar que isto se torne um problema", explica o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues.

Este programa integra-se no vasto plano de requalificação do parque escolar de jardins de infância e escolas do 1º ciclo, que permitiu já a reabilitação de mais de uma centena de estabelecimentos de ensino desde 2014. Além de escolas do 1.º Ciclo, o pacote de intervenções inclui as EB 2,3 nomeadamente a de Valadares, Costa Matos, Sophia de Mello Breyner, Carvalhos e Secundária de Oliveira do Douro.

As escolas P3 foram edificadas na década de 1980, com uma tipologia que acompanhava os movimentos de renovação pedagógica que emergiam na Europa, sobretudo nos países nórdicos. São caracterizadas pelos seus espaços mais abertos, com uma área social significativa e um número variável de salas, existindo em Gaia escolas P3 com 2, 4, 6, 8, 12 e 16 salas.