Notícias 09 Jun 2018 Armanda Passos expõe nas Galerias Diogo de Macedo Gaia recebe a coleção «Obra Gráfica – Serigrafias no Atelier, 1980-1991»
Considerada uma das mais destacadas artistas plásticas contemporâneas portuguesas, Armanda Passos inaugurou, no passado dia 9 de Junho, uma exposição de trabalhos nas Galerias Diogo de Macedo, em Gaia. «Obra Gráfica – Serigrafias no Atelier, 1980-1991» é uma mostra composta por cerca de cinquenta serigrafias e matrizes a tinta-da-china, que a pintora realizou desde a década de 1980 até aos anos 90.

Com esta mostra, o Município de Vila Nova de Gaia dá seguimento a um esforço de trazer ao concelho os nomes maiores das artes nacionais. Depois de Cruzeiro Seixas, o «Mestre do Surrealismo», e de Álvaro Siza Vieira, prémio Pritzker, é a vez de dar a conhecer melhor a Gaia, aos seus habitantes e a quem nos visita Armanda Passos, uma artista cuja obra intensa e complexa tem suscitado reflexões e textos produzidos não apenas por críticos da especialidade, mas também por escritores de várias sensibilidades, artistas e até historiadores. Entre os muitos intelectuais que se debruçaram sobre o seu trabalho podem citar-se Fernando Pernes, Mário Cláudio, José Saramago, Vasco Graça Moura, Urbano Tavares Rodrigues, Eduardo Prado Coelho, António Alçada Baptista, David Mourão-Ferreira, Armando Silva Carvalho, José-Augusto Seabra, Lídia Jorge, Álvaro Siza, Luís de Moura Sobral, Raquel Henriques da Silva ou José Augusto-França.

Para Paula Carvalhal, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Gaia, esta exposição "retrata uma fase muito particular e interessante da artista. Aqui temos os desenhos originais e todos os que foram serigrafados por ela, englobando o seu trabalho inicial na Faculdade de Belas Artes – ela foi pioneira na forma como se faz serigrafia hoje”. Para a vereadora, esta é uma exposição de enorme relevância, uma vez que "é a primeira vez que temos em Gaia uma artista reconhecida a nível nacional e internacional, com obras em vários locais”.

Armanda Passos não escondeu a sua paixão por Vila Nova de Gaia, uma região que "cuida dos animais”. Sobre o seu trabalho, a artista acredita que "se as pessoas ficam alegres com as suas obras, é porque eu também sou alegre. Gosto muito que escrevam sobre o meu trabalho porque fico a conhecer melhor essas pessoas”.

Armanda Passos nasceu em 1944, no Peso da Régua e Licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Expõe desde 1976. Foi monitora de Tecnologia da Gravura na ESBAP e membro do grupo "Série" Artistas Impressores. Em Gaia desenvolveu trabalho no Centro de Reabilitação Vocacional da Granja (São Félix da Marinha), como professora de Serigrafia.

Vários dos seus trabalhos integram coleções de prestigiadas instituições públicas como o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, o Museu Berardo, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação do Oriente, a Fundação de Serralves, a Fundação Champalimaud, o Ministério da Cultura, o Ministério da Justiça, a Reitoria da U. Porto e relevantes coleções privadas. Participou em diversas exposições individuais e coletivas em países como Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Luxemburgo, Itália, Turquia e EUA.

A exposição, que ficará patente ao público até 3 de agosto (segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 – entrada gratuita), será acompanhada por um catálogo editado pelo Pelouro da Cultura e Programação Cultural, uma espécie de visita guiada em forma de papel à obra da artista.