Notícias 10 Jun 2019 Apresentação do projeto do Auditório de Lever Intervenção terá um custo aproximado de 900 mil euros
O projeto de remodelação do Auditório de Lever e ampliação da sede da Banda Musical Leverense, com um custo aproximado de 900 mil euros, incidirá num edifício existente, o da junta de freguesia de Lever, onde atualmente está instalado o centro de apoio à terceira idade da Associação de Solidariedade Social de Lever. A intervenção terá como foco a remodelação do edifício existente, mantendo as instalações do centro social, intervindo no auditório, no espaço da sede da junta de freguesia e ampliando as atuais instalações da banda musical. A apresentação do projeto realizou-se a 10 de junho, na junta de freguesia de Lever, num momento aberto a toda a comunidade.

Ao nível do 1º piso encontram-se as instalações do Centro Social de Lever, que serão alvo de uma pequena intervenção na zona de secagem de roupa anexa à lavandaria. Todo o restante edifício será sujeito a obras de remodelação, interior e exterior, e à ampliação, cuja intervenção está pensada de forma a garantir a manutenção em funcionamento do Centro Social durante a sua execução.

No 2º piso, situa-se o auditório de Lever, com uma área total de cerca de 360 m2, uma área de palco de 100 m2 e uma plateia com 240 lugares sentados, incluindo dois espaços destinados a pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida. As instalações de apoio a este equipamento serão: uma sala de apoio de palco; dois camarins; instalações sanitárias femininas, masculinas e adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, que também funcionam como vestiário e balneário. Ainda na área de ampliação será criada uma sala multiusos para utilização da junta de freguesia.

As atuais instalações da Banda Musical Leverense, neste piso, serão totalmente remodeladas, criando-se três áreas de arrumos e uma arrecadação geral, mantendo-se as três salas individuais de ensino musical. Paralelamente, serão criadas novas instalações sanitárias. No centro deste piso serão criadas as acessibilidades verticais comuns, do piso 2 ao piso 4, com escada e elevador, garantido o acesso a todos os pisos aos cidadãos portadores de mobilidade condicionada ou reduzida.

As instalações atuais da junta de freguesia serão redesenhadas de forma a otimizar as funções a desempenhar por cada um dos espaços. Assim, à entrada da sede da junta de freguesia, que será autónoma do restante edifício, encontra-se a zona de atendimento. Como espaços complementares existirão: uma sala interior multifunções; dois gabinetes; uma secretaria e o átrio central e sala de espera. A remodelação do edifício-sede da junta de freguesia de Lever reveste-se de especial importância uma vez que se encontra degradado e sem condições que cumpram a legislação e as necessidades atuais, dotando-o assim de capacidade de servir o cidadão com merecida dignidade.

A Banda Musical Leverense e o seu trabalho dedicado à comunidade merecem ser dignificados e valorizados. Importa, agora, dotá-la de instalações que lhe permitam honrar as memórias e conquistar novos públicos, dando uma resposta mais eficaz e atrativa aos desafios futuros.

Numa freguesia repleta de associações ligadas à música e a outras artes, que têm de procurar salas fora da esfera municipal para realizar as suas apresentações, vai finalmente nascer um auditório de caráter cultural com todas as condições técnicas para diferentes tipos de espetáculos.