Notícias 03 Abr 2017 Apresentação da campanha «Portugal sem fogos depende de todos» Sessão contou com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes

No dia 3 de abril, teve lugar a sessão de apresentação da Campanha «Portugal Sem Fogos Depende de Todos», na presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, recuperando a parceria entre o Governo e o Movimento ECO (Empresas contra os fogos). A cerimónia decorreu no Auditório do Ministério da Administração Interna.

Este ano a campanha «Portugal sem fogos depende de todos», promovida pela Associação ECO - Empresas contra os fogos, em parceria com o Governo, começou mais cedo com algumas novidades ao nível da estratégia. A primeira fase, que arrancou em abril, é dedicada exclusivamente ao tema da "limpeza do mato" e tem por objetivo sensibilizar os proprietários para a necessidade de limparem o mato que circunda as suas habitações e outras construções. A segunda fase, a campanha de verão, conta com a colaboração de várias figuras públicas, bem conhecidas e queridas dos portugueses, que vão fazer a sensibilização contra os comportamentos de risco: "neste verão, na floresta, não faça fogueiras, não lance foguetes, não atire cigarros para o chão”. A campanha será divulgada na televisão e rádio e também nos meios digitais e nas redes sociais.

«Segundo vários estudos nacionais, os fogos florestais resultam, na sua grande maioria, de comportamentos negligentes, os quais só são corrigidos com um grande e permanente esforço de sensibilização», refere Murteira Nabo. «O Movimento ECO e as empresas que lhe dão corpo têm contribuído de forma muito relevante para esta sensibilização que, a cada ano que passa, se nota estar a modificar comportamentos».