Notícias 30 Mai 2017 Alunos de Gaia integram Coro Infantil da Casa da Música 320 crianças subiram ao palco para o concerto «Escola a Cantar»

Inclusão e igualdade de oportunidades estão na base do projeto que, ao longo deste ano letivo, se enraizou e ramificou em três escolas públicas do ensino básico da Área Metropolitana do Porto. A escola básica Quinta das Chãs, em Vila Nova de Gaia, é uma delas, levando ao palco 83 das 320 crianças que, no dia 30 de Maio, subiram ao palco da Sala Suggia, na Casa da Música, para o concerto «Escola a Cantar».



Dirigidas pelos seis músicos envolvidos na criação do Coro Infantil (Duarte Cardoso, Gonçalo Vasquez, Ivo Brandão, Joana Araújo, Joana Castro e Raquel Couto), as crianças de Gaia partilharam o palco com alunos da Escola Básica da Lomba (Porto) e a Escola Básica de 4 Caminhos (Matosinhos). Canções tradicionais portuguesas e de outros países, em temas compostos para a infância, bem como criações coletivas, fizeram parte do repertório. 
Todos os alunos destas escolas, do 1º ao 4º ano, participaram no processo de construção de uma identidade coral, que passou pela exploração de reportório infantil e pela composição.
Organizado pelo Serviço Educativo da Casa da Música, o projeto «Escola a Cantar» fica marcado pelo surgimento do Coro Infantil da Casa da Música.