Notícias 22 Fev 2017 Águas do Douro e Paiva e Simdouro já estão a funcionar Matos Fernandes oficializou a cerimónia que colocou um termo ao “esbulho feito às autarquias”
Está oficialmente entregue, pelo Estado Português, a concessão da gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Sul do Grande Porto e do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Grande Porto às empresas Águas do Douro e Paiva, S.A. e Simdouro, S.A., respetivamente. Esta concessão foi atribuída, no passado dia 22 de Fevereiro, na Estação de Tratamento de Água de Lever, pelo Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, concluindo, desta forma, o processo de operacionalização das novas empresas que tinham sido criadas pelo Decreto-Lei 16/2017, de 1 de Fevereiro e elegendo Eduardo José Coelho Andrade Gomes presidente não-executivo.

Segundo Matos Fernandes, na cerimónia que juntou autarcas de vinte municípios, "a promessa está cumprida depois do esbulho feito às autarquias. O anterior Governo viu mal a coisa”. Já Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia (concelho acionista da Águas do Douro e Paiva e da Simdouro), acredita que "fazer renascer as duas empresas faz todo o sentido”.

As novas empresas, que entraram agora em funcionamento, foram criadas por cisão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte do País e da empresa Águas do Norte, resultante das agregações feitas em 2015 pelo Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.