Notícias 10 Dez 2016 Afurada inaugurou monumento de homenagem aos combatentes do Ultramar A cerimónia contou com a presença de dois ex-combatentes
Desde o dia 10 de Dezembro a Afurada, que esperava por este momento há muitos anos, passou a ter um monumento em homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar, em honra a todos os antigos combatentes da freguesia, de um modo muito particular aos que perderam a vida em combate. Numa cerimónia emocionante, o ato de descerramento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha e S. Pedro da Afurada, Paulo Lopes, do presidente do Núcleo dos Combatentes da Afurada, Fernando Carvalho, e de dois ex-combatentes (Fernando Araújo da Silva e o Coronel Belchior).
No final da cerimónia decorreu ainda, no Centro Interpretativo do Património da Afurada, a inauguração da exposição de fotografias «Memórias dos Combatentes da Afurada».