Notícias 28 Mai 2019 Acordo de parceria para a requalificação da escola secundária Gaia Nascente Obra há muito esperada pela comunidade escolar

Depois da requalificação das escolas EB 2/3 Costa Matos, Sophia de Mello Breyner e Valadares (já em obra), seguir-se-á a escola secundária Gaia Nascente, uma obra há muito esperada pela comunidade escolar. Na sequência deste compromisso assumido pela Câmara Municipal de Gaia, decorreu, a 27 de Maio, a cerimónia relativa ao acordo de parceria institucional para elaboração do projeto de execução da requalificação da referida escola.
O futuro desta escola apresenta-se numa lógica de sustentabilidade, tal como referiu Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. O objetivo passa por "encontrar soluções inovadoras no âmbito de um projeto inteligente e adaptar a ‘velhinha escola’ aos novos desafios que ela, hoje, tem e que, necessariamente, implicam alguns ajustamentos infraestruturais”. Esta requalificação, "que muitos afirmam como não sendo da responsabilidade da autarquia”, é o resultado de uma "convicção de que se está a desenvolver o território”. Para Eduardo Vítor Rodrigues, se a obra não avançar, "a escola entra num processo de degradação do ponto de vista da resposta que tem capacidade para dar aos alunos e às famílias”. O primeiro passo está dado. Resta esperar pelos desenvolvimentos burocráticos necessários e, em breve, um anseio há muito esperado pela comunidade escolar será, finalmente, concretizado.