Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 07 Mai 2019 81.ª Volta a Portugal termina com contrarrelógio entre Gaia e Porto A última etapa acontecerá a 11 de agosto
 
A 81.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai terminar na Avenida dos Aliados, no final de um contrarrelógio entre Vila Nova de Gaia e o Porto. A 10.ª e última etapa da prova, que arranca em 31 de julho, em Viseu, vai decorrer no dia 11 de agosto, com 19,5 quilómetros a ligarem as duas cidades vizinhas, num percurso que começa no Canidelo, atravessa a Avenida da República, em Gaia, antes de cruzar o rio Douro pela Ponte do Infante, passar pela Estação de São Bento e terminar nos Aliados.

Satisfação é o adjetivo utilizado por Eduardo Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, por ver a autarquia envolvida neste final. "Ano após ano, o evento surge com a mesma força que tem feito com que esta seja considerada a prova rainha do ciclismo nacional. Vila Nova de Gaia e o Porto voltam a provar que juntas são mais fortes, apoiando uma iniciativa que não só apela à prática desportiva, mas também dá a conhecer, de uma forma única, as duas cidades”.

Eduardo Vítor Rodrigues lembrou a organização conjunta do Grande Prémio Jornal de Notícias e realçou a "cidade lindíssima” onde a prova termina, depois de passar "pela margem sul do Douro e pelas caves do vinho do Porto”, uma marca "com histórico de pessoas”.

Com menos inscrições no historial da prova mas com igual fervor pela modalidade, a cidade de Vila Nova de Gaia, berço de alguns corredores, foi incluída pela primeira vez no itinerário da Volta a Portugal em 1961, quando se correu a 24ª edição. Nesse ano, Gaia foi início de uma etapa de 92 quilómetros até Sangalhos, ganha por Lima Fernandes (Alpiarça). Depois dessa estreia, o município deu o tiro de partida a mais cinco etapas e foi palco dos festejos finais de outros seis dias de competição, dois deles – 1992 e 1995 – a coincidir com o final da Volta a Portugal em Bicicleta.

A 81ª Volta a Portugal Santander corre-se entre 31 de julho e 11 de agosto sendo o percurso total da prova apresentado em Lisboa a 6 de junho.