Notícias 23 Fev 2019 15 jovens gaienses receberam a Bolsa Ricardo Quaresma Cerimónia decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho

De forma a valorizar o percurso, a paixão e a entrega dos jovens de Vila Nova de Gaia, a Câmara Municipal uniu-se ao avançado internacional português Ricardo Quaresma para lançar uma bolsa de mérito escolar e desportivo. No valor de 500 euros, integralmente pagos pelo Município, esta bolsa "é o reflexo da diversidade de modalidades praticadas no concelho e que vai muito além do futebol”, defendeu Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. A cerimónia de entrega do reconhecimento aos 15 vencedores decorreu a 23 de Fevereiro, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Esta é a segunda edição da Bolsa Ricardo Quaresma, projeto que tem como objetivo a valorização académica e desportiva de jovens entre os 12 e os 14 anos de idade. "Com este apoio, pretende-se mostrar aos jovens que a autarquia está atenta ao seu percurso e que valoriza a paixão e a entrega de cada um”, reforçou Eduardo Vítor Rodrigues, deixando, ainda, uma mensagem às famílias: "a conciliação de uma formação escolar de excelência com a prática desportiva extracurricular, escolar ou mesmo federada é desafiante, tanto para os jovens como para as respectivas famílias. Por isso, com este apoio, por simbólico que seja, queremos suavizar o peso das exigências diárias, sendo parceiros nesta concretização de objetivos”.

Na impossibilidade de estar presente, o jogador deixou uma mensagem aos jovens vencedores, aconselhando-os a nunca descurar os estudos. Perante as incertezas do futuro, Ricardo Quaresma defende que a escola deve ser sempre prioridade, não deixando de ressalvar que estes jovens não devem abandonar os seus sonhos.

Para um total de 15 vencedores, nesta edição, a Câmara Municipal recebeu 51 candidaturas, sendo que os premiados dividem-se pelas seguintes modalidades: futebol (2), taekwondo (5), karaté (2), natação (1), esgrima (2), badminton (1), voleibol (1) e ginástica Artística (1).

Podem candidatar-se estudantes que morem em Gaia há pelo menos dois anos, estejam matriculados num estabelecimento EB 2/3 do concelho, tenham uma média não inferior a 60%, tenham tido aproveitamento escolar nos dois anos letivos anteriores, não recebam outra bolsa, estejam inscritos numa modalidade elegível de desporto extracurricular e tenham participado em competição desportiva, escolar ou federada, com classificação não inferior ao quinto lugar. Podem apresentar as candidaturas quer o encarregado de educação, quer o diretor do estabelecimento de ensino, ou mesmo a direção da associação desportiva representada em competição pelo aluno.