Delfim Manuel Magalhães de Sousa

Pelouros
  • Cultura e Animação Cultural;
  • Património Cultural (exceto Solar Condes de Resende);
  • Projeto de Classificação de Gaia/Caves do Vinho do Porto a Património da Humanidade (em parceria com o Sr. Vereador Arq. Valentim Miranda);
  • Associativismo cultural e recreativo;
  • Orçamento Participativo.
Veja aqui as competências delegadas

Delfim Manuel Magalhães de Sousa | (9 de abril de 1962)

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras do Porto, Pós-graduado em Psicologia da Saúde e Intervenção Comunitária pela Universidade Fernando Pessoa, obteve o Diploma de Altos Estudos do Curso de Doutoramento em Desenvolvimento Pessoal e Intervenção Social da Faculdade de Psicologia da Universidade de Valência e atualmente é Doutorando da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela.

Iniciou a sua atividade profissional desempenhando funções de apoio socioeducativo em instituições de solidariedade social, cargos de gestão comercial e de marketing em diversas empresas, quadro superior do Banco Comercial Português (1989-2006) onde desenvolveu atividade nas áreas da gestão de negócios particulares e empresas e da gestão imobiliária.

No âmbito da intervenção social e política foi membro da Assembleia de Freguesia de Santa Marinha (1982-1985), dirigente sindical (no Sindicato dos Bancários do Norte e na Comissão de Trabalhadores do BCP) e Vereador do Ambiente e Salubridade Pública, Jardins e Espaços Verdes, Parque Biológico e GRUCH (Gabinete de Reabilitação Urbana e do Centro Histórico) na Câmara Municipal de Gaia (1998-2002).

Desempenhou outros cargos em empresas públicas e municipais: Vogal do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Gaia (1998), membro representante dos Municípios do Norte de Portugal no Grupo de Trabalho de Acompanhamento do Plano da Bacia Hidrográfica do Douro (1998-2000), Presidente do Conselho de Administração da Fundação Estação Litoral da Aguda (1998-2002), representante do Município de Gaia na Comissão de Acompanhamento da Gestão do Aterro Sanitário Serzedo-Sermonde (1999-2002) e Secretário da Mesa da Assembleia Geral (2000-2002) na Suldouro, S.A., Administrador não executivo da Fundação Gaia - Cidade D'Ouro (1999-2002) e Vice-Presidente da Energaia - Agencia Municipal de Energia de Gaia (2001-2002).

Exerceu as funções de docência no Instituto Superior Politécnico de Gaya (2002-2006), sendo responsável pelas disciplinas de Comunicação e Relacionamento Interpessoal, Política Social, Dinâmica de Grupos, Gestão e Conservação do Ambiente, Antropologia Cultural e Ciência Política. Bem como, desenvolveu atividade como museólogo na Casa-Museu Teixeira Lopes (2003-2013), onde foi Diretor.

No associativismo e voluntariado de índole social e cultural é mesário da Santa Casa da Misericórdia de Gaia desde janeiro de 2012 e membro de várias instituições no concelho de Gaia e do Porto.

Presença constante em palestras e conferências de temas diversos e autor de publicações especializadas nas áreas da sua investigação. É colaborador permanente na imprensa regional de Gaia, bem como produtor e apresentador do programa de televisão "Avenida das Artes" na Regiões TV-RTV.