Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Eventos 23 Jun a 23 Set 2019 Prémio Especial Espaço Corpus Christi
Exposição Prémio Especial "Fernão de Magalhães"
Porto Cartoon 2019

A cerimónia de encerramento desta exposição, inserida no Porto Cartoon ‘19 realiza-se pelas 16h00 do dia 21 de setembro (sábado) no Espaço Corpus Christi, com uma palestra subordinada ao tema "Vila Nova de Gaia no Tempo de Fernão de Magalhães" e apresentação do catálogo oficial da exposição, com a participação do Diretor do Museu Nacional de Imprensa, Luís Humberto Marcos, do Historiador e Professor Francisco Ribeiro da Silva e do Historiador e Professor Amândio Barros, com moderação do Historiador J. A. Gonçalves Guimarães.

Prémio Especial "Fernão de Magalhães" do Porto Cartoon de 2019, atribuído ao português Pedro Ribeiro Ferreira, pela sua representação de Fernão de Magalhães abocanhando a Terra, como se de um fruto se tratasse, e que pode ser apreciado nesta mostra, juntamente com as diversas propostas apresentadas a concurso, neste prémio especial.
Fernão de Magalhães, visto por Pedro Ribeiro Ferreira

O Porto Cartoon, este ano na sua 21ª edição, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa e subordinado ao tema "Línguas e Mundo" teve como grande vencedor, o belga Luc Descheemaeker e o seu Donald Trump Camaleão, com uma língua de Dolares.  O júri, que teve como presidente honorário  Georges Wolinski – cartunista do Charlie Hebdo assassinado em 2015, em Paris – apreciou  2700 obras, de mais de 620 artistas, oriundos de 73 países.
Para além do Prémio Especial "Fernão de Magalhães", a 21ª edição do Porto Cartoon contemplou também um Prémio Especial "Bob Dylan" atribuído ao brasileiro Luiz Carlos Fernandes. Os troféus a entregar aos vencedores são da autoria do Arquiteto Siza Vieira.

A Exposição de Prémio Especial "Fernão de Magalhães" inaugura no dia 23 de junho (domingo), pelas 15h00 e pode ser visitada até ao dia 22 de setembro (domingo), de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. A entrada é gratuita.