Eventos 08 a 29 Jun 2019 Homenagem a Maria Alberta Menéres Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Na quarta edição do Rosto das Letras, o Município de Vila Nova de Gaia Homenageia Maria Alberta Menéres, natural de Mafamude, uma referência na literatura infantil.
Professora, escritora, foi Diretora de Programação Infantil da RTP e esteve na génese do projeto Pirilampo Mágico.
Uma exposição retrospetiva e uma conferência assinalam a vida e obra desta Gaiense, recentemente desaparecida.
A propósito dos muitos livros que escreveu para as crianças e jovens, em que os desenhos assumiram um papel relevante, vai decorrer uma exposição de ilustração bem como um conjunto de workshops, ministrados por alguns dos mais destacados ilustradores portugueses.

8 Junho, 16h | Inauguração da exposição biobibliográfica de Maria Alberta Menéres;
8 de Junho, 17h | Conferência sobre a vida e obra de Maria Alberta Menéres;
8 de Junho, 18h30 | Inauguração da exposição «5 ilustradores pelos 5 dedos da mão», de Mariana Rio, Joana Estrela, Ana Seixas, David Penela e Nicolau;
15 de Junho, 10h | Workshop «Mas afinal quem é que gosta da chuva?», por Nicolau;
22 de Junho, 15h | Workshop «O esqueleto do livro», pelo Alfaiate do Livro;
29 de Junho, 10h | Workshop «Contar a desenhar», por Joana Estrela;
29 de Junho, 15h | Workshop «Introdução à caligrafia», pelo Xesta Studio.

Paralelamente, serão desenvolvidas atividades para o público infantil, sujeitas a marcação, "Mãos que contam Histórias":
  • Leitura Encenada do «Conto Um + um = dois amigos», Maria Alberta Menéres
  • Poetar – ou o gosto de dizer poesia de Maria Alberta Menéres, dos livros «Um Peixe no Ar»; «Conversas Com Versos»;
  • Leituras Partilhadas
  • Poemas cantados