Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Dois ouriços vão ser devolvidos à Natureza
Eventos 27 Abr 2023 Dois ouriços vão ser devolvidos à Natureza Parque Biológico de Gaia
O Departamento de Educação, em parceria com o Parque Biológico de Gaia, voltam a pôr em ação o projeto «Animais Felizes» – devolução de animais selvagens à natureza, cuja implementação teve início em 2013 e que tem por objetivo aliar a preservação da natureza à educação ambiental nos estabelecimentos de educação de Vila Nova de Gaia. A próxima iniciativa decorre no dia 27 de abril, pelas 10h45, na EB1/JI de Matosinhos (São Félix da Marinha), com a libertação de dois ouriços cacheiros. Inclui uma sessão teórica no polivalente da escola, com duração de cerca de 30 minutos, na qual serão explicadas às crianças a importância dos animais na Natureza, assim como algumas particularidades dos dois animais que vão ser devolvidos; e no final desta ação teórica, todos os alunos são reunidos no recreio da escola, de forma a devolver, com o apoio dos veterinários, os animais ao seu habitat natural.

O Centro de Recuperação do Parque Biológico acolhe animais selvagens feridos, que através dos seus veterinários e outros técnicos especializados são tratados e, caso reúnam as condições necessárias, devolvidos à natureza, promovendo desta forma e preservação de espécies animais selvagens e por conseguinte, a sustentabilidade da biodiversidade da fauna local.

Este projeto, inserido na programação no domínio da ciência e ambiente para a sustentabilidade, alinhado com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pretende estimular nas crianças atividades que consigam levar a mudanças de atitude, com vista à sustentabilidade da natureza que serve de suporte à diversidade da vida, incluindo a humana. Assim, com o intuito de coligar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia à educação cívica e ambiental promovida pelo Departamento de Educação, dá-se continuidade a este projeto de relevo ambiental, que semanalmente devolve estes animais recuperados ao seu habitat natural, sempre que estejam reunidas as condições necessárias à sua integração. Os animais são libertados dentro do universo das escolas básicas do 1.º ciclo e pré-escolar públicas do concelho, que, pela sua localização geográfica, reúne as condições necessárias para o seu sucesso.