Eventos 20 Jan a 20 Mar 2018 «CALE-se» 2018 Auditório Municipal de Gaia
O "CALE-se" - Festival Internacional de Teatro está de volta!
No dia 20 de janeiro, sob o patronato da grande Eunice Muñoz, terá início mais uma edição do único festival de teatro com carácter competitivo, em Portugal.
Depois de um ano de interregno, devido às obras de requalificação do Auditório Municipal de Gaia, o "CALE-se" volta a colocar Gaia na rota do Teatro nacional. Até 24 de março, aos sábados, oito companhias portuguesas e uma espanhola, para além do organizador, o Cale Estúdio Teatro, proporcionarão um total de 10 apresentações, oito das quais a competição.

À semelhança do que tem vindo a acontecer desde a primeira edição, em 2007, o "CALE-se" vai homenagear uma figura maior do teatro nacional. Eunice Muñoz, que aceitou ser o patrono do "CALE-se" 2018, estará presente na abertura do Festival, seguindo os passos de Ruy de Carvalho, Adelaide João, Margarida Carpinteiro, Nicolau Breyner, Vítor de Sousa, Maria do Céu Guerra, Rui Mendes, Fernanda Lapa, António Capelo ou Custódia Gallego, também eles homenageados e patronos do "CALE-se", em edições anteriores.

Os grupos participantes, sujeitos a uma pré-seleção, vão disputar os 'Prémios Cale', galardões de mérito que distinguem as melhores prestações nas várias categorias a concurso: Melhor Interpretação Feminina, Melhor Interpretação Masculina, Melhor Desenho de Luz, Melhor Sonoplastia, Melhores Figurinos, Melhor Cenografia, Melhor Encenação e Melhor Espetáculo. O "CALE-se" atribui, ainda, o "Prémio do Público", destinado a premiar o melhor espetáculo, segundo a opinião, e votação dos espetadores assíduos do Festival.
Os espetáculos têm início às 22 horas.

20 janeiro [1º espetáculo]
A Infinitude do Universo
Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro
Taveiro, Coimbra
O CALE-se arranca com uma comédia.
Artur é um jovem especial.
Não, esperem. Artur é um jovem, isso, um jovem normal.
Não, também não é isto.
Artur é um jovem mediano, aliás, medíocre, sem nada de destaque ou de relevante, até ao dia em que se voluntaria de forma obrigatória para uma experiência onde só tem de dormir durante um ano.
Ora em vez de um ano, Artur dorme durante mil anos e acorda numa sociedade futurista e ultra-desenvolvida em que… não, também não é isto. Mil anos depois, graças à quase ausência de selecção natural, o ser humano acomodou-se, simplificou-se e estupidificou.
Artur acorda para uma realidade para a qual não estava preparado. Artur acorda como o homem mais inteligente do mundo. Sim, leram bem.
Uma sociedade e um futuro que vai ao encontro do que dizia Einstein: "só duas coisas são infinitas: a estupidez humana e o Universo, e não estou certo em relação ao Universo.”

Autor: Jorge Geraldo
Encenação: Alexandre Oliveira | Luís de Melo