Eventos 01 e 02 Jul 2017 Arquitetura volta a estar de portas abertas no Open House Porto Gaia / Porto / Matosinhos

Repetindo o sucesso dos anos anteriores, o Open House Porto regressa nos dias 1 e 2 de Julho para a sua terceira edição. Se em 2015 e em 2016 foram registadas 11 mil e 30 mil visitas, respetivamente, as expetativas para este ano não poderiam ser mais animadoras. Durante estes dias, um vasto conjunto de espaços de Gaia, Porto e Matosinhos vão abrir as suas portas, mostrando a excelência do património arquitetónico destas três cidades, estando previsto um roteiro com sessenta espaços (mais nove do que no ano anterior). Para que cada edição possa ser original e irrepetível, o roteiro propõe uma nova abordagem para a descoberta de lugares e espaços "que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem”. Juntamente com este roteiro, decorrerá, tal como aconteceu na edição anterior, um conjunto de ações paralelas denominadas «Programa Plus», que voltará a apostar na dinamização de visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão e as famílias.
 
Organizado e produzido pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, o Open House Porto 2017 é comissariado pelos arquitetos Paula Santos e Ivo Poças Martins e apoiado pelas câmaras municipais das três cidades.

Recorde-se que o Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de vinte anos de história, este evento estende-se, atualmente, a mais de trinta cidades em todo o Mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência, através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetónica e histórica.

Como funciona?
O público é convidado a criar um itinerário de visitas durante o fim-de-semana. Os espaços têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas. A maioria dos espaços não exige reserva, pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação. Em cada espaço será entregue o guia e o mapa do Open House Porto.