O Município de Vila Nova de Gaia fica situado na frente atlântica do vale terminal do Rio Douro, na sua margem sul, tendo do outro lado do rio os municípios do Porto e de Gondomar. O seu território ocupa as plataformas litorais, separadas dos vales interiores dos rios Febros e Uíma que correm para norte a desaguar no Douro, pelas pequenas elevações da Serra de Negrelos e do Monte Murado. Desde longas eras que não sofre alterações físicas significativas, para além das variações do nível do mar e do rio.

Este município, que já existia no século XIII, praticamente não sofreu alterações significativas na sua área, ocupando desde então o mesmo espaço físico. Sendo o maior da área do Grande Porto (NUT III) organizou-se desde aquela época nas freguesias de Arcozelo, Avintes, Canelas, Canidelo, Grijó, Guetim, Gulpilhares, Madalena, Mafamude, Olival, Oliveira do Douro, Perosinho, Santa Marinha, São Félix da Marinha, Seixezelo, Serzedo, Valadares, Vilar de Andorinho e Vilar do Paraíso, a que se juntaram após a reorganização administrativa do século XIX, os antigos coutos de Crestuma e Sandim, até aí dependentes da comarca da Feira. Em 1928 a freguesia gaiense de Guetim passou para o município de Espinho e a de Lever foi incorporada no município de Vila Nova de Gaia na mesma data. Em 1952 a povoação da Afurada e área adjacente foi constituída como freguesia por separação da de Santa Marinha. Constituído desde então por vinte e quatro freguesias, algumas delas foram recentemente agrupadas pela reforma administrativa de 2013, originando quinze subdivisões autárquicas.