Os Estudos, Projetos e Ações em curso na área do Projeto Municipal são os seguintes:

Na sequência da requalificação da frente marítima e da frente ribeirinha do Rio Douro desde a foz até à Ponte Luiz I, pretende-se promover a continuidade da fruição pública da frente ribeirinha do Rio Douro para montante, permitindo a ligação ciclo-pedonal ao Cais de Quebrantões.

Para saber mais, clique aqui

As instalações Laboratório Edgar Cardoso localizam-se no lugar de Quebrantões, na margem esquerda do Rio Douro. Construído para apoio à construção da Ponte de S. João, o imóvel encontrava-se abandonado há cerca de 20 anos.

Considerando a riqueza patrimonial, histórica e científica do Laboratório, o Município desenvolveu esforços no sentido de promover uma revitalização destas instalações e respetiva dinamização no âmbito de atividades relacionadas com o Rio Douro.

O projeto de requalificação paisagística e ambiental do Areinho de Oliveira do Douro, que possui atualmente financiamento aprovado pelo ON2-QREN, pretende requalificar 2 Km de frente fluvial do Rio Douro na margem de Vila Nova de Gaia e inclui a requalificação paisagística do Areinho de Oliveira do Douro e a construção de um passadiço ciclo-pedonal que ligará o Cais de Quebrantões, à Marginal do Areinho de Oliveira do Douro.

Para saber mais, consulte elementos técnicos:

Encontram-se em curso os estudos técnicos de reformulação dos acessos a Oliveira do Douro a partir do IP1/Ponte do Freixo.

Mais informação brevemente disponível.

No quadro do programa de intervenções para a proteção de espaços naturais e valorização do domínio público hídrico da margem esquerda do Rio Douro estão a ser desenvolvidos estudos técnicos com vista à revitalização do percurso ribeirinho entre a Quinta da Torre Bella e o Cais do Esteiro de Avintes.

À semelhança da intervenção que vai ser realizada no Areinho de Oliveira do Douro com vista à requalificação ambiental e paisagística do Areinho, encontram-se em curso os estudos técnicos para a realização de uma operação de requalificação da frente natural do Areinho de Avintes.

Mais informação brevemente disponível.

Os cerca de 20 Km de frente ribeirinha do Rio Douro integrados no Projeto Municipal "Encostas do Douro" constituem um corredor ecológico e cultural notável que oferece história, património e uma diversidade de recursos naturais e culturais únicos.

Consulte aqui o Relatório sobre Património das Encostas do Douro.

> Consulte aqui os álbuns de fotos respeitante aos Estudos, Projetos e Ações em curso.