Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Diário da Grande Guerra 1914-1918



Há precisamente 100 anos, entre 1914 e 1918, a Europa estava mergulhada numa verdadeira guerra total. Com ela nascia o mundo moderno, industrial, globalizado, em que todos os progressos técnicos, todos os recursos dos Estados-Nação potentes eram mobilizados para um esforço bélico sem precedentes. E são precisamente os contornos em que esta guerra se desenvolveu que permitem compreender a história do século XX – das origens do nazismo à emergência da Rússia Soviética, do desmembramento da Europa Central ao crescente poderio do movimento operário, dos conflitos no Médio Oriente à consolidação dos Estados Unidos como potência mundial.

Assustadora e, paradoxalmente, inovadora, esta guerra fez correr rios de tinta como nunca antes acontecera. E são precisamente das páginas dos jornais que jorram incessantemente notícias, opiniões, discursos, prognósticos, conjecturas mais ou menos reservadas, elocuções algo pessimistas ou antevisões mais optimistas… O assunto era incontornável e enchia não só os jornais como a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, quer estivessem no campo de batalha, quer se encontrassem aguardando ansiosamente o regresso dos que em vão, ou não, se tivessem ausentado para uma guerra de onde era bastante improvável o seu salvo regresso…

O que aqui vos propomos é uma viagem no tempo: uma viagem à distância de 100 anos! O veículo encontrado para tal expedição chama-se O Comércio do Porto, um jornal que acompanhou diariamente os principais êxitos e dificuldades das forças aliadas (onde as tropas portuguesas estiveram integradas) nos diversos teatros de operações, desde a Europa aos Balcãs, desde a África até ao Médio Oriente, desde a Ásia e a Oceania até ao Atlântico Norte, contabilizando 19 grandes fronts e dez batalhas em mares e oceanos. E foi esse jornal, enquanto presença assídua em milhares de lares portugueses que, considerado fonte de informação fidedigna, apesar dos naturais constrangimentos que imperavam sobre a imprensa em período de guerra, que foi relatando a guerra e dando conta da dimensão dos acontecimentos.

Para iniciar a viagem basta escolher uma das centenas de datas disponíveis nos calendários de 1914 a 1918. Encontrará o resumo das novidades da Grande Guerra apresentado nesse dia no jornal d’O Comércio do Porto, complementado com uma imagem alusiva que vos apresentamos para melhor compreender a informação.

Clique, leia e faça boa viagem!