Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Outros Projetos

Laboratório de Acústica do Município Vila Nova de Gaia

No âmbito da implementação de procedimentos e metodologias para cumprimentos do Regulamento geral do Ruído, o Município criou 1996 o Núcleo de Acústica. Nesta matéria, para além da realização de ensaios para análise de reclamações, produz estudos acústicos a título de prestação de serviço, para determinação do nível sonoro médio de longa duração, de forma a permitir a tomada de decisão sobre a possibilidade de instalação de novas construções para os diversos usos, certificação do cumprimento do critério de incomodidade, verificação dos índices de isolamentos sonoros de edifícios e medição dos níveis pressão sonora de equipamentos de edifícios, nos termos do Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios. Tendo em vista o crescimento do Laboratório, ampliação dos serviços prestados garantindo a qualidade destes e uma maior eficiência na gestão dos recursos disponibilizados foi tomada a decisão de proceder à sua acreditação através da NP EN ISO IEC 17025, processo concluído em fevereiro/2012.

O Laboratório (L0576) está acreditado para os seguintes ensaios > Veja aqui

Para mais informações, contacte-nos:
Telf: +351 223 742 400, extensões: 1120/4/5
Projeto de Compostagem Doméstica

A redução de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) em aterro é fundamental para o cumprimento das metas comunitárias. Pelo que tornou-se imperativo o desenvolvimento de um programa que envolva os cidadãos de forma ativa e responsável na defesa do ambiente e na promoção da qualidade de vida.

Com esse desígnio o Município de Vila Nova de Gaia com o apoio da SULDOURO, S.A., disponibiliza aos cidadãos que participem no programa "Compostagem Doméstica" um compostor doméstico e o apoio necessário à implementação da compostagem. A participação neste projeto é acessível a todos os munícipes que tenham acesso a um espaço propício à implementação da compostagem e utilização do composto como fertilizante orgânico.

A participação dos cidadãos neste projeto passa pela separação da matéria orgânica do lixo doméstico, e fazer uso dela, para a produção de um composto útil para fertilizar o jardim ou horta doméstica, reduzindo a produção de lixos indiferenciados a encaminhar para o aterro sanitário. Este programa visa ainda a promoção da separação dos fluxos de papel/cartão, plástico, vidro e metal e a sua colocação no sistema de deposição seletiva.

Para a concretização deste programa o Município de Vila Nova de Gaia, faculta o apoio e esclarecimentos adequados para a utilização do compostor doméstico e produção do composto orgânico, disponibilizando atendimento personalizado através do telefone +351 223 742 400 extensão 1120/4/5 e, pelo e-mail dmambiente@cm-gaia.pt.

Consulte o Manual de compostagem



A inscrição neste programa deverá ser efetuada através do telefone +351 223 742 400 extensão 1126 e, pelo e-mail dmambiente@cm-gaia.pt.

Semana Europeia da Mobilidade

O Município de Vila Nova de Gaia adotou esta campanha promovida pela Comissão Europeia desde o ano 2002, com o objetivo de proporcionar aos cidadãos europeus a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, promovendo o debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular. A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) integrou a campanha do Dia Europeu Sem Carros (DESC) que surgiu na sequência da diretiva 96/62/EC, relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000.

A SEM realiza-se anualmente de 16 a 22 de setembro, cada edição concentra-se num tema específico relacionado com a mobilidade sustentável. Por forma a envolver toda a população nesta ação são organizadas atividades para com base no tema e são, também promovidas medidas permanentes na temática da edição.
Projeto ECO XXI

Promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, o Projeto ECOXXI tem por objetivo o reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território. 

O Projeto ECOXXI com o seu sistema de indicadores harmonizados e internacionais permite avaliar de uma forma independente a contribuição de cada projeto municipal para o desenvolvimento sustentável, tendo em conta as dimensões: sociocultural, económica, institucional e ambiental. 

O contributo do Projeto ECOXXI na avaliação dos projetos municipais, por especialistas independentes, faz com que o Município de Vila Nova de Gaia participe, desde o ano de 2005, neste projeto, pois considera-o uma excelente ferramenta de monitorização que permite avaliar a estratégia de desenvolvimento do Concelho, em termos de sustentabilidade ambiental. 

Saber mais em www.abae.pt

REUTILÂNDIA ®

Partindo da premissa de que o que para uns é "tralha", para outros é uma ajuda preciosa e bem-vinda, a REUTILÂNDIA® recolhe objetos úteis de quem deles já não necessita para poderem estar disponíveis a populações carenciadas. Móveis, eletrodomésticos, loiças, roupas, acessórios, calçado, carrinhos de bebé, brinquedos, livros, objetos de decoração e muitas outras coisas, que ainda sejam prestáveis, podem ser trocados por sorrisos.

A campanha de divulgação "Troque Coisas por Sorrisos" que o Município de Vila Nova de Gaia promove em parceria com a SUMA, acompanha a Unidade Móvel Solidária REUTILÂNDIA ®.

"A cada objeto por si entregue, corresponde o sorriso de quem o recebe" é o mote desta campanha que, para além de ser solidária, evita que objetos em bom estado e ainda com vida útil sejam encaminhados para aterro. Desta forma, poupa-se espaço, recursos financeiros e materiais, ao mesmo tempo que se contribui para a preservação do Ambiente, através do princípio da REUTILIZAÇÃO: voltar a usar dando uma nova vida aos objetos entregues. 

Com o objetivo de conseguir um real envolvimento de todos os munícipes, esta viatura itinerante efetua circuitos mistos, de recolha e distribuição de utilidades, parqueando em locais de fácil acesso e de grande fluxo populacional, segundo um esquema pré-definido e divulgado através desta campanha cuja 7ª edição arranca em novembro de 2014.
Veja aqui o vídeo sobre a 6ª Campanha da REUTILÂNDIA ® em Vila Nova de Gaia.

Para além da entrega direta na REUTILÂNDIA ® é disponibilizada uma linha telefónica solidária, para marcação prévia de situações de recolha ao domicílio.

LINHA SOLIDÁRIA - N.º 962 184 410.